Lelé Arantes

O gameleirense Gilmar Rodrigues de Oliveira, de 42 anos, nascido em 16 de junho de 1978, foi reeleito prefeito com 1.997 votos, totalizando 54,98% da votação. O vice-prefeito é José Alves Oliveira Sobrinho, o Zé de Fia, de 58 anos. Para disputar a reeleição, Gilmar formou uma coligação unindo os partidos Patriota, PT e PMN. Esse grupo elegeu cinco dos nove vereadores, sendo dois do Patriota: Valdecir Antunes de Oliveira, o Valdecir de Alcino, e Silvania Barbosa Sousa Macedo, a Silvania de Mimi. Os outros três vereadores eleitos são do PMN: Delcimar Oliveira, Ageni Gorutubano e Marleny de Jair.

O prefeito reeleito Gilmar Rodrigues. (Foto extraída do www.facebook.com postada em 11/08/2020 às 15h13)

Com 5.096 habitantes, em um território de 1.733,203 quilômetros quadrados e distante 686 quilômetros de Belo Horizonte, o município de Gameleiras está inserido na região de Monte Azul e não tem muita diversificação da economia, baseada na produção agrícola e pecuária, destacando-se a produção de arroz e milho.

Há, entretanto, um espaço para o fomento do ecoturismo e o turismo religioso. A Igreja da Matriz abriga uma imagem do Menino Jesus, feita de madeira de cedro com folhas de ouro de 18 quilates. Há a Barragem de Gameleiras, da Codevasf, que é um dos pontos turísticos da cidade. Essa barragem, no rio Gameleiras, é um importante reservatório no combate à seca.  A Codevasf não restringe a entrada e a população pode fazer atividades de balneabilidade, piquenique, áreas de lazer para churrasco, trilhas para a cachoeira da barragem, além de desfrutar de uma belíssima paisagem.

Parte do município de Gameleira abriga o Parque Estadual Caminho dos Gerais, que protege uma área montanhosa com vegetação de cerrado e caatinga, que é uma importante fonte de água. Há várias cachoeiras e os três pequenos povoados que são os distritos de Brejo dos Mártires, Jacu das Piranhas e Engenho. A Festa do Arroz é uma das atrações turísticas da cidade, com cavalgada e shows com artistas de sucesso nacional, atraindo frequentadores da região.

Barragem no rio Gameleiras é ponto de atração turística na região. (Foto extraída do site https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos)

Gilmar administra um município com PIB per capita muito baixo, na ordem de R$ 7.443,71 (1.383,58 dólares, cotação de 21/11/2020). No ranking do estado, está no 815º e no brasileiro ocupa a 4.961ª posição. Seu IDH é de 0,650. A pobreza no Município atingia, em 2010, mais da metade dos moradores, 54,4%, vivendo com menos de meio salário mínimo. Apenas 9,2% tem ocupação formal com uma média salarial de 1,4 salário mínimo.

Se por um lado, na educação por exemplo, o ensino fundamental registra um IDEB de 6.4, índice acima da média nacional, por outro a o Infosanbas registra que Gameleira não possui ainda Política Municipal de Saneamento Básico, nem Plano Municipal de Saneamento Básico. A distribuição de água potável beneficia 82% da população. O esgotamento sanitário adequado segundo o IBGE é de apenas 0,7% enquanto o Infosanbas aponta inexistência do serviço. Apenas 22% da população tem coleta de lixo. Na saúde, o índice de mortalidade infantil é de 16.95 para 1.000 nascidos vivos.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN