Lelé Arantes

O amarantino Vanderly Gomes Miranda, aos 48 anos, conquista nas urnas o direito de administrar a cidade em que nasceu. Empreendedor, iniciou-se no comércio ainda jovem, após ganhar uma bezerra de seu pai. Tornou-se um comerciante respeitado e pecuarista habilidoso no comércio do gado, segundo expõe sobre si mesmo no seu site campanha. Dono de máquinas de todos os tipos, ele passou a abrir estradas e construir açudes, auxiliando os pecuaristas da região.

O empresário e pecuarista Vanderly do Comércio, em pose para o material de campanha.

Nascido em 19 de julho de 1972, Vanderly mostrou que suas habilidades empresariais poderiam ser aproveitadas para fazer política de um modo diferente. Filiou-se ao Patriota e buscou parceria partidária para organizar a chapa “Renova Amarante” integrada pelo PC do B, PT e PDT. Não teve medo de acolher três partidos esquerda para caminharem juntos, colocando como sua vice-prefeita a agricultora Cleiva Sousa Silva, do PC do B. A coligação executiva foi importante para a formação de uma bancada de sete vereadores , sendo dois do Patriota: Edivaldo Viana de Araújo e Pablo Araújo Miranda; quatro do PDT, Raniel Gonçalves, Sebastião das Alvoradas, Bráulio Batalha e Aersyane Marinho Gomes, e um do PC do B, Yuri Anceles.

Fanfarra se apresenta no desfile de 7 de setembro de 2018. (Foto extraída do canal do https://www.youtube.com, postada pelo Prof. Marcos Cesar)

Distante 689 quilômetros de São Luís, Amarante está na área de influência de Imperatriz. Em seu plano de governo, o prefeito Vanderly estabelece que uma de suas metas é transformar o município em um “importante centro político e cultural no cenário regional”. Ele pretende contactar universidades como a UEMA, UFMA e IFMA para firmar parcerias que possam promover expansão do ensino universitário e profissionalizante para garantir o acesso dos jovens aos postos de trabalho.

A cidade está localizada dentro do 6º maior município do estado, com 7.438,217 quilômetros quadrados. Seu IDH é um dos mais baixos do Brasil, ocupando a 5.128ª posição no ranking nacional. Seu PIB per capita é muito baixo, apenas R$ 6.666,52 (1.255,46 dólares, cotação de 19/11/2020). Pelos dados do IBGE, mais de 51% da população tem renda nominal abaixo de um salário mínimo, enquanto o salário médio de quem está formalmente empregado gira em torno de R$ 1.772,00.

Com uma votação de 10.091 votos, equivalentes a 51,02%, o prefeito Vanderly tem como missão oferecer à população de 41.729 habitantes (segundo projeção do IBGE) esperança de melhorias com investimentos em infraestrutura, educação e, sobretudo, em emprego e renda.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN