Foi no dia 5 de outubro de 1994 que a UNESCO proclamou o Dia Mundial dos Professores, após alcançar aprovação da Recomendação da UNESCO / OIT sobre o Estatuto dos Professores numa conferência intergovernamental especial realizada em Paris.

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro já que foi nesta data em que Dom Pedro I – Imperador à época- baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no país. O decreto previa que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem as chamadas escolas de primeiras letras, mas, apesar da ideia inovadora e revolucionária foi somente em 1947 – cento e vinte anos após o referido decreto – que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

A data carrega consigo a simbologia representada por uma maça e o uso da fruta como referência tornou-se uma cena clássica e curiosa que acabou por gerar teorias diversas. A primeira delas considera a teoria da gravidade e o histórico do seu descobrimento por Newton, o filosofo, que relatou ter formulado a lei da gravitação universal depois de ver uma maçã cair de uma macieira em seu pomar e, portanto, a fruta poderia simbolizar a sabedoria, condição notória do renomado filósofo.

Outra teoria avalia que o uso da maça é originária de regiões como a Dinamarca e a Suécia há cerca de 300 anos já que naquela época os pais fazendeiros de famílias humildes não tinham condições de pagar os estudos de seus filhos e como forma de agradecimento aos que se deslocavam até as fazendas para disseminar o saber, presenteavam-lhes com a fruta.

Há também uma teoria que afirma que esta tradição vem dos séculos XVI ao XVIII, quando os mestres eram muito mal remunerados e por se tratar a maçã de um dos alimentos mais comuns na Europa, a fruta era oferecida como compensação pelo trabalho, solução encontrada pelos pais para agradecer e compensar de alguma forma os professores.

Outra, esta já de cunho religioso avalia que por se tratar do fruto proibido, a simbologia considera uma representação da passagem de Adão e Eva ao consumirem a fruta proibida considerando que estariam em busca de acesso ao conhecimento, teoria esta, inclusive, curiosamente vinculada em alguns momentos à escolha da maça por Steve Jobs, ao definir o símbolo da marca Apple.

O fato é que nos dias atuais o 15 de outubro clama por celebração e exaltação. Isso porque, ensinar com amor, aprender com empatia e educar com responsabilidade sempre foi uma árdua tarefa exercida pelos optantes da profissão do magistério. Lidar com as fases de amadurecimento emocional e pessoal de cada ser humano e ensiná-los de forma proba sobre como enfrentar os desafios da sociedade é um trabalho demasiadamente cansativo e infindável.

No Brasil, considerando a pobreza educacional no país e o baixo incentivo à classe nos dias atuais, os professores têm enfrentado grandes lutas em busca de melhorias salariais, estruturais e valorização profissional. Neste 15 de outubro, portanto, celebremos nossos mestres, mas, acima de tudo, exaltemos seu valor e importância para a nossa nação. Vamos lutar ao lado daqueles que nos ensinam e nos amparam.

A todos os educadores do país, gratidão, respeito e felicitações, tenham um feliz dia!

Fundação Ecológica Nacional – FEN.
15 de outubro de 2019

 

Foto: Gazeta do Povo – Sempre Família

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN