Um ano depois da eleição que promoveu a maior renovação da história do Congresso Nacional, os partidos tradicionais sofrem com uma redução expressiva de filiados enquanto siglas emergentes, incluindo o PSL do presidente Jair Bolsonaro , crescem a cada mês.

Os números foram atualizados esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . De dezembro de 2018 até setembro de 2019, o Patriota foi o partido que mais cresceu, com um aumento de 296%. Chegou-se a especular que a sigla seria o possível destino de Bolsonaro em meio à crise no PSL , mas o presidente já descartou migrar para o partido. O atual partido de Bolsonaro aparece em terceiro no ranking dos que aumentaram seus filiados.
Na contramão, MDB, PT e PSDB — os maiores do país em número de filiados, nesta ordem — viram suas fileiras encolherem. O MDB perdeu 170 mil filiados. A sigla já teve dois importantes nomes na mira da Lava-Jato, o ex-presidente Michel Temer , que chegou a ser preso preventivamente, mas foi solto em seguida, e o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha , que está preso.
Texto: Jornal O Globo
Foto: OFMSCJ
FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN