Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), disponibilizou em seu site um robô virtual que fornece informações sobre prevenção e sintomas do novo do coronavírus, por meio de conversas on-line. Desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB, a ferramenta pode ser acessada aqui.

Trata-se de um software que gerencia trocas de mensagens, simulando uma conversa humana. Ao atender os internautas, o assistente virtual tem objetivo de medir o grau de conhecimento das pessoas e compartilhar informações oficiais dos órgãos competentes, como o Ministério da Saúde.
A ferramenta de inteligência artificial começou a ser produzida no fim de abril deste ano e foi testada por vários grupos de pessoas antes de ser colocada à disposição da comunidade.

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, professor ngelo Melo, o robô virtual é um aplicativo que cumpre um papel de prestação de serviço à sociedade. “Ele fornece informações fidedignas do Ministério da Saúde, além de combater as fakes news que estão se proliferando nas redes sociais e desinformando a população. Esse é mais um serviço que é ofertado à população da Paraíba pela parceria UFPB e HULW”, afirma.

Quanto maior a interação do público com o Dr. Labimec, apelido do robô virtual, menos erros serão cometidos por ele. “A ideia é que a população possa tirar algumas dúvidas gerais antes de buscar atendimentos específicos. A avaliação da Equipe Labimec é positiva e temos acompanhado um número elevado de interações”, afirmou Besarria.

Rede Ebserh – Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Educação e da Saúde, tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.

Em algumas regiões, as unidades da Ebserh têm atuado como hospitais de referência no enfrentamento à Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Texto e foto: Ministério da Educação

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN