Com a chegada de 90 litros de insumos da vacina de Oxford/AstraZeneca ao Brasil no último sábado (6), a Fiocruz começa a preparação de quase 3 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.

A matéria-prima contém o vírus concentrado, que vai ser diluído no restante da formulação para a produção do medicamento. Essa mistura vai para o setor de estabilização da temperatura; a carga chegou entre -55º e -70º e precisa chegar em uma média de 2º a 8º para o transporte e distribuição.

Antes da vinda dos insumos, as equipes e equipamentos da Bio-Manguinhos estavam sendo testados com água, para garantir que os ingredientes estivessem apropriados na chegada à fábrica.

As doses só vão ficar prontas em um mês. No dia 8 de março a Fundação Oswaldo Cruz prevê liberar os lotes da vacina para o Ministério da Saúde.

Com as remessas de insumos programadas para chegar ao Brasil ao longo do mês de fevereiro, será possível produzir 15 milhões de doses do imunizante.

FONTE: CNN

IMAGEM: VEJA.COM

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN