Lelé Arantes

José Antônio Alves Donato, serventuário da justiça (cartorário), de 33 anos, nascido em 5 de junho de 1987, foi eleito prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio com 1.966 votos, mais da metade dos votos válidos: 54,12, pela coligação Patriota, PP e PT. O vice-prefeito é Leles Moura Ferreira da Silva, do Moura, do PT, de 50 anos. Os dois são nascidos na cidade e os partidos da coligação elegeram quatro vereadores, sendo 3 vereadores pelo Patriota: Jayme do Vale Ribeiro, mais votado; Claudinei Marques dos Reis, o Claudinho, e Osvaldo Galdino de Paiva, o Véio, e Juselha do Sindicato, do PT.

O prefeito Donatinho, em Brasília, buscando recursos. (Foto extraída do www.facebook.com postada em -4/09/2020 às 15h17)

Tuguriense, Donatinho fez campanha com um nome bastante sugestivo para a coligação: reinventando o presente e projetando o futuro. Seu município tem 40,3% da população sobrevivendo com menos de meio salário mínimo. Seu PIB per capita é de R$ 12.202,25 (2.268,07 dólares, cotação de 21/11/2020), sendo o 7º maior da região de Barbacena, o 506º do estado e 3.523º do Brasil. O salário médio do município é de 1,6 mínimo para os 10,7% da população ocupada.

Estudo de caso feito em 2012 por Margarida Afonso Neves para Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC mostra que o município “ganha destaque na exploração da esteatita para a confecção da panela de pedra”. Ela ressalta que economia tuguriense gira em torno da produção leiteira, cultivo da banana e exploração da esteatita para a produção da panela de pedra. Há também outra possibilidade econômica que é o eco e cicloturismo.

Entrando em Santa Bárbara do Tugúrio. (Foto de Thymonthy Becker extraída do site https://minas-gerais-brasil.blogspot.com)

O Instituto Estrada Real destaca que Santa Bárbara “possui construções históricas, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica no centro da cidade. Agraciada por uma exuberante natureza, Santa Bárbara do Tugúrio é cercada por belíssimas cachoeiras que atraem ambientalistas e amantes de esportes radicais em busca de aventura.” Um dos destaques ambientais é a trilha da cachoeira dos Ramalhos e as trilhas de bicicletas e motos que atraem visitantes de vários pontos do Brasil, como a trilha da cacheira do Gil, ou a trilha de trekking, na Pedra do Índio.

Cachoeira do Gil, uma atração turística do município. (Foto extraída do site https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike)

O município de Santa Bárbara do Tugúrio tem uma população estimada em 4.407 habitantes pelo IBGE, em um território de 194,564 quilômetros quadrados cheio de atrativos turísticos. Para melhorar suas condições ambientais, em 2013 o município contratou Plano de Saneamento Básico para a cidade e o distrito de Bom Retiro. Segundo o InfoSanbas, o município tem 79% de esgotamento sanitário coletado. Não há estação de tratamento de esgotos. A água potável chega a 94% da população e 45% do lixo é coletado enquanto 50% é coletado em caçambas.

O IDH tem índice de 0,637 e ocupando a 3.357ª posição no Brasil. Seu IDEB é 6,3, nos primeiros anos do ensino fundamental. Na saúde, seu índice de mortalidade infantil é de 31,25 por mil nascidos vivos; este índice é alto e preocupante.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN