O uso de próteses impressas em 3D para o tratamento de animais machucados não é novidade. Aqui no Pensamento Verde, já mostramos o caso do tucano que ganhou novo bico e a tartaruga que sofria de uma condição conhecida como “piramidização” e recebeu um novo casco de plástico. Agora, um grupo de médicos e pesquisadores criou uma inédita prótese de mandíbula para salvar uma tartaruga marinha atingida por um barco na Turquia.

A tartaruga-cabeçuda, espécie ameaçada de extinção, foi atingida pelas pás do motor de um barco enquanto nadava. O acidente destruiu a mandíbula do animal, impedindo que o réptil conseguisse se alimentar sozinho.

Sem condições de voltar à natureza, a tartaruga foi submetida a um tratamento para torná-la novamente independente. Após dois meses de pesquisa, a equipe de pesquisadores conseguiu desenvolver uma prótese 3D, com apoio de uma empresa de biotecnologia especializada no assunto.

A mandíbula desenvolvida foi implantada há duas semanas no animal. Ainda deve demorar um pouco até que a tartaruga volte à natureza, mas os médicos afirmam que o animal não rejeitou o implante.

Tamara leitte

Autor Tamara leitte

Mais posts de Tamara leitte