Lelé Arantes
Eleito vereador em 2016, Eurípedes Jorge da Rocha Filho, o Sargento Jorge, foi candidato a prefeito, enfrentando dois adversários, entre eles, a prefeita em busca de reeleição. Obteve 854 votos (40,17%) enquanto seus concorrentes receberam 30,67% e 29,16%. Silvio Santos dos Reis Faria, o Silvio da Farmácia, do PRTB, foi eleito vice-prefeito. Eles garantiram a eleição de três vereadores, Mateus Augusto Eugenio de Souza, o Mateuzinho Mangaba, de 22 anos, pelo Patriota, e pelo PRTB foram eleitos Madrinha Lei e Pedro Pratali.
Situada na região de Ribeirão Preto, na divisa com Minas Gerais, Cássia dos Coqueiros é uma cidade turística, refúgio para quem está cansado da agitação das cidades grandes. Tem inúmeras cachoeiras e pousadas, como a famosa Roccaporena, na margem do rio Cubatão. Para quem gosta de passeios e de curtir cachoeiras e clima ameno, as opções são variadas como a Cachoeira do Itambé, cujas águas despencando de uma altura de 86 metros (um edifício de 29 andares) e as cachoeiras menores como a Itambezinho, Salto, Salto do Meio, do Tamanduá, do Procópio e da Roccaporena; a Toca da Onça, o Mirante e Pico das Cidades. E há a boa comida do interior paulista, bem parecida com a tradição culinária mineira.
Sargento Jorge vai administrar uma cidade cujo PIB per capita é considerado alto para os padrões nacionais: R$ 53.975,74 (10.032,66 dólares, cotação de 21/11/2020), sendo o mais alto da região e o 65º maior do estado de São Paulo, maior do que os outros 500 municípios paulistas e acima de mais de 5.334 municípios brasileiros. É verdade, porém, que o salário médio dos cassianos é de apenas 1,7 salário mínimo e que 31% da população sobrevive com menos de meio salário mínimo; e os índices da saúde pública deixam a desejar. Buscar o equilíbrio nesta distribuição das riquezas locais é uma missão para qualquer administração pública. Em contraposição, seu IDH, com índice de 0,734 é considerado alto, ocupando a 920ª colocação no Brasil.
A população de Cássia dos Coqueiros é de 2.505 habitantes e diminuiu 5% nos últimos dez anos. Seu território é de 191 quilômetros quadrados. Essa diminuição está relacionada com a cultura da cana-de-açúcar que ocupa grandes extensões de terra e expulsa o homem do campo.
Cássia dos Coqueiros surgiu a partir de 18 de novembro de 1877, quando Constantina Rosa de Alexandria, viúva de José Ferreira Lopes, fez doação de um pedaço de terra para formar o patrimônio de Santa Rita e Santo Antonio. Em 14 de setembro de 1899, o presidente do estado de São Paulo, Fernando Prestes, assinou a lei nº 680, criando o distrito de paz de Santa Rita de Cássia dos Coqueiros, dentro do município de Cajuru. A partir de 30 de novembro de 1938, o distrito passou a se denominar apenas Cássia dos Coqueiros, nome com o qual foi elevado a município em 18 de fevereiro de 1959.