Filme: The Post – A Guerra Secreta
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks e Sarah Paulson
Em 1971, os editores Katharine Graham e Ben Bradlee, do Washington Post, arriscam suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais que abrangem três décadas e quatro presidentes dos Estados Unidos. A publicação de um furo de reportagem sobre a guerra do Vietnã compromete o presidente dos Estados Unidos e força o jornal Washington Post a tomar uma decisão.
O filme retrata uma imprensa real, suscetível a pressões além da busca pela notícia, sem jamais deixar de lado a importante mensagem a ser transmitida: “o único jeito de defender a liberdade de publicação é publicando”. Para o crítico o Francisco Russo, do site adorocinema.com “talvez The Post – A Guerra Secreta jamais existisse se Donald Trump não fosse eleito.” Ele diz que foi a ojeriza do atual presidente dos Estados Unidos à imprensa que fez com que Steven Spielberg encampasse o projeto, ao ponto de realizá-lo a toque de caixa para que fosse lançado ainda em 2017.
O filme é uma a defesa escancarada da imprensa e chama a atenção que o diretor foi além do intuito original e trouxe, também, algumas boas lições sobre os bastidores e as pressões decorrentes de ser jornalista. Sem, é claro, deixar de enviar sua importante mensagem sobre a liberdade de imprensa.
Com Meryl Streep em boa forma, encarnando uma personagem que é maior que sua atuação, e Tom Hanks como um competente parceiro, The Post é um filme importante não só na era Trump, mas para melhor entender a complexidade que é ser jornalista. Um belo filme, que deveria ser exibido em toda e qualquer faculdade de jornalismo.