Lelé Arantes
O administrador José Ivanir Miranda Duarte, de 39 anos, nascido em 22 de fevereiro de 1981, foi eleito prefeito de Canaã com 1.853 votos, 51,49% dos votos válidos. Nascido em Viçosa, ele tem como vice-prefeito Marcelo Milagres Machado, de 41 anos, mais conhecido por Marcelo de João Bosco. Para a Câmara Municipal, a chapa Patriota e PT elegeu cinco dos nove vereadores: Cézar Aguiar de Souza, o Cézar de Abidon; José das Graças Lopes Miranda, o Zé das Graças; e Vangelista Lourenço dos Santos, o Dilito, pelo Patriotas (que foram reeleitos); e José Reinaldo Moreira Messias e Rodrigo dos Reis Rodrigues, o Rodrigo de Juarez, de 22 anos, ambos do PT.
Zé Ivanir assume uma cidade com 4.548 habitantes, distante 265 quilômetros de Belo Horizonte, situada na região de Viçosa, dentro de um território de 174,900 quilômetros quadrados. Os canaãenses tem um PIB per capita de R$ 14.277,50 (2.653,81 dólares, cotação de 21/11/2020) e uma média salarial de 1,5 salário mínimo. Apenas 9% da população tem ocupação formal enquanto 44,4% sobrevivem com menos de meio salário mínimo. Isto significa que um dos graves problemas a serem enfrentados pelo novo prefeito é missão de melhorar o nível de emprego e renda da sua população. Vale ressaltar que este PIB de Canaã é o sexto maior da sua região.
É bastante forte a agricultura familiar em Canaã, mas o município de Canaã é banhado pelo rio Casca e está no circuito da Serra do Brigadeiro. É um município riquíssimo de belezas naturais, com forte potencial para o ecoturismo. A Cachoeira Grande, por exemplo, é um deslumbre para os visitantes, assim como a comida mineira e o clima montanhês.
Com índice de IDH médio, 0,649, ocupando a 3.136ª posição no Brasil, Canaã tem um IDEB de 6,9, portanto acima da média nacional que, em 2019, ficou em 5,9.
Segundo Heliana Maria Ribeiro da Silva Araújo a região onde surgiu o município de Canaã começou a ser habitada por volta de 1780, por colonizadores oriundos da cidade mineira de Mariana. Os pioneiros estavam em busca de pedras preciosas e integravam uma expedição oficial nomeada pelo governador D. Rodrigo José Menezes. Mas foi a agricultura que fomentou o surgimento do povoado, com o nome primitivo de Santo Antonio da Palestina e, depois, somente Palestina que, com a criação do distrito de paz, em 7 de setembro de 1923, passou as e chamar Canaã. O município foi criado pela lei estadual 2.764, de 30 de dezembro de 1962, desmembrando-se do município de São Miguel do Anta.