A diabetes é uma doença que pode ser congênita ou adquirida e que se caracteriza pela alta concentração de glicose no sangue. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

Atento a esse cenário e pensando no bem-estar da população brasileira, o Ministério da Saúde está realizando, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, pesquisa inédita para avaliar como as pessoas com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 são identificadas e recebem os cuidados de saúde no SUS.

A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes e é uma entrega do projeto Programa de Prevenção de Diabetes (Proven-Dia), desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), parceria realizada entre Ministério da Saúde e hospitais de Excelência para fortalecer o SUS.

Não há ainda no Brasil um inquérito que identifique como as pessoas com alto risco para desenvolver diabetes estão sendo cuidadas. Assim, uma das entregas do projeto é estimar como é realizado o cuidado do paciente com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2. A pesquisa irá apresentar perguntas diretas e focadas para profissionais de saúde e para instituições, como unidades de saúde, hospitais, clínicas particulares, ambulatórios, de modo geral.

De acordo com Angela Bersch, pesquisadora do Proven-Dia e professora assistente da Harvard School Public Health, os resultados desse inquérito ajudarão a entender o cenário nacional e organizar propostas assertivas e aplicáveis para brasileiros com risco de ter diabetes. “A participação de profissionais de saúde e gestores dos serviços de saúde é essencial para compreender o cenário, e com os dados, aprimorarmos a qualidade dos serviços oferecidos e, consequentemente, melhorar a vida de milhares de brasileiros”, declarou.

Os formulários seguem disponíveis para preenchimento até o dia 30 de setembro de 2023.

Benefícios ao SUS

O tratamento da diabetes tem um relevante impacto econômico no SUS. A falta de ações preventivas leva a uma utilização massiva dos serviços de saúde, causando perda de produtividade e demandando cuidados prolongados para tratar suas complicações crônicas, como insuficiência renal, cegueira, problemas cardíacos e pé diabético.

“É relevante apresentar propostas que visam a prevenção dessa patologia, como o PROVEN-Dia, que avalia sua eficácia, bem como compreende a sua relevância e aplicabilidade prática” relata Angela. As considerações que serão levantadas pela iniciativa auxiliarão na construção de um programa mais amplo e adaptado ao contexto brasileiro.

Sobre o PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 para apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.

Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

 

Por: Ministério da Saúde

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN