Tirar o título de eleitor é mais simples do que as pessoas imaginam e, para isso, são necessários apenas três documentos. E o melhor é que tudo pode ser feito sem precisar sair de casa.
Veja o passo a passo para solicitar ou regularizar o documento pela internet:
Título Net
1. Acesse o sistema TítuloNet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e selecione a Unidade da Federação (UF) em que reside. Esse será o seu domicílio eleitoral, ou seja, onde votará nas próximas eleições. Dica: deixe seu telefone celular por perto, pois você vai precisar dele para tirar selfies e comprovar a sua identidade.
2. Na página seguinte, serão informados os documentos necessários para a solicitação: uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação brasileiro (carteira de identidade, de trabalho ou passaporte); comprovante de residência; e certificado de quitação de serviço militar (para homens de 18 a 45 anos).
3. Agora basta informar os dados de identificação. No menu “Título de eleitor”, selecione “Não tenho”, preencha os campos indicados e siga para a próxima tela. Em “Requerimento – Dados pessoais”, complete as informações restantes e anexe as fotografias solicitadas.
Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento pode ser acompanhado aqui.
e-Título
Outra forma prática de resolver eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada para substituir o título eleitoral em papel e está disponível para download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).
Estatística
De acordo com as mais recentes Estatísticas do eleitorado – Por sexo e faixa etária registradas em fevereiro, existem 225.244 eleitores cadastrados na faixa etária de 16 anos; 609.742 com 17 anos; e 6.253.362 de 18 a 20 anos.
Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo produzido pela Justiça Eleitoral.
É importante lembrar que faltam apenas dois meses para o fechamento do cadastro eleitoral. Ou seja, o prazo final para pedir o documento ou regularizar a situação para votar tranquilamente nas eleições deste ano vence no próximo dia 4 de maio.
FONTE: TSE
FOTO: TRE-RJ/Divulgação