Ferramenta desenvolvida por alunos revela também quantas árvores são necessárias para compensar a natureza
Alunos do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, em São Bernardo do Campo (SP) desenvolveram uma calculadora capaz de medir a emissão de CO2 que cada indivíduo produz a partir de suas atividades cotidianas. A calculadora pode ser acessada por qualquer pessoa.
Ao acessar o site, o usuário responderá algumas questões, fornecendo dados de seu consumo diário. Fazem parte do questionário o número de horas gastas assistindo televisão, jogando videogame e utilizando o celular, por exemplo. Também está no questionário quesitos como locomoção e lixo que cada pessoa produz.
Após preencher os dados, a calculadora trabalha para dar o resultado em Kg de quanto CO2 o indivíduo emite e quantas árvores ele precisará plantar por ano para remediar o prejuízo. Também vem uma dica de mudança de hábito que pode representar uma menor emissão. Algumas delas são utilizar menos o computador ou preferir o transporte público e as caronas compartilhadas ao uso de automóveis particulares.
Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio Termomecânica (CTM), do centro educacional, explica que desde 2010 a escola promove projetos de relevância social com o objetivo de envolver os alunos nas atividades desenvolvidas. Em 2014 a temática foi preservação ecológica e, após reuniões, alunos e professores decidiram criar a calculadora.
A invenção, na visão da pedagoga, aproxima a realidade dos alunos às ações ecológicas e se mostrou uma ferramenta que vem ganhando destaque em sites que se propõem a discutir meio ambiente. Faça você também a sua medição e avalie quantas árvores você precisa plantar por ano para compensar seu consumo! É uma ótima oportunidade para repensar hábitos.