Em Águas de Lindoia, reportagem desbrava riquezas da fauna e da flora na Mata do Brejal e no Morro Pelado.
O Terra da Gente foi a Águas de Lindoia (SP) para conhecer as riquezas da cidade que abriga cerca de 240 nascentes. Cinco delas apresentam propriedades medicinais nas águas.
As águas atraem não só os turistas, mas também os bichos. A bióloga Juliana Furlani estima que 250 espécies de aves ocorram na região. O pula-pula, o canário-da-mata e a saíra-ferrugem fizeram questão de posar para as lentes do Terra da Gente.
Na Mata do Brejal, uma das maiores áreas verdes do Circuito das Águas, o repórter Eduardo Lacerda, na companhia da bióloga e do engenheiro ambiental Thomas Tozzi, deparou com uma adorável surpresa. Ameaçado, o sagui-da-serra-escuro andava pelas matas carregando dois filhotes nas costas. Um sinal de que ali a natureza tem encontrado uma maneira de permanecer viva.
Adiante, na parte mais alta da cidade, o Morro Pelado, a paisagem se modifica. A vegetação é semelhante à encontrada no Cerrado. Resistentes, as árvores contam com folhas grossas e troncos retorcidos, a exemplo da carobinha-do-campo, com flores secas e sementes envoltas por uma espécie pluma.
Fonte: G1 Nautureza