Uma bebê ursa que nasceu em dezembro do ano passado ganhou o nome de um time de futebol local de Berlim, Hertha. Ela nasceu no zoológico Tierpark, no leste da cidade, e é filha da ursa Tonja, que já tinha tido outros dois filhotes em 2017 que acabaram morrendo semanas depois do parto.
O zoológico estava recebendo sugestões de nomes e pedidos de patrocínio desde o nascimento da pequena Hertha. De acordo com a organização, foram mais de 5300 ideias de nomes para a ursa. O dinheiro arrecadado com a campanha pelo nome dela será em parte destinado à conscientização do público sobre a proteção dos ursos polares.
Há cerca de duas semanas, a ursa Hertha passou a ser vista pelo público. Ela saiu pela primeira vez da caverna onde vive com a mãe para tomar um banho na piscina do zoológico.
O time Hertha Berlim, um dos mais tradicionais da capital alemã, em suas redes sociais comemorou a escolha do nome. Em um vídeo, o mascote do time, o urso Herthinho, entregou um presente a ursa polar – uma bola com o nome do time.
Hertha segue a tradição de bebês-ursos famosos em Berlim, iniciada pelo lendário Knut, que ficou famoso em quase todo o mundo. Knut foi rejeitado pela mãe e foi criado por tratadores de um outro zoológico da cidade. Na época, ativistas protestaram dizendo que não era natural manter o urso vivo aos cuidados de humanos e que isso poderia causar comportamentos anormais no animal. O urso Knut morreu em 2011, com apenas quatro anos, por causa de uma infecção.