A Justiça Eleitoral foi uma das instituições que assumiu grande protagonismo em 2022, impulsionado pela realização de um dos pleitos mais disputados na história do país. Entre diversos temas de destaque na internet, como a Copa do Mundo, o termo “Eleições 2022” foi o mais lembrado no ano passado, segundo o ranking de buscas on-line Google Trends.
Na categoria “buscas do ano”, além de trazer o termo “Eleições 2022” no topo, a sigla “TSE” figurou como a 10ª expressão mais buscada. Segundo o Google, o tema “Eleições 2022” também foi o mais procurado pelos internautas na categoria “acontecimentos”, superando as pesquisas sobre temas globais como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a morte da Rainha Elizabeth II.
Ainda de acordo com o ranking, outros assuntos relacionados ao processo eleitoral brasileiro foram destaques no ano passado. A expressão “voto nulo ou branco” foi a terceiro mais mencionado na categoria “ou”.
A procura pela frase “Como ser mesário nas eleições” ocupou a segunda colocação no grupo temático “como ser”, e a busca sobre “Como fazer o título de eleitor on-line” figurou na sétima colocação na classe “como fazer”.
Também mereceram destaque as pesquisas sobre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. O nome do ministro foi o oitavo mais procurado no campo “personalidades”.
Sobre o ranking digital
O Google Trends é uma ferramenta do buscador de internet que mostra os mais populares termos pesquisados na atualidade. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo e em vários idiomas.
Texto: TSE
Foto: Divulgação Google