Inovação promete aquecer o mercado automobilístico, já que os custos são baixos e os benefícios grandes
A mobilidade urbana é um dos temas que mais preocupam governo, sociedade e, principalmente, indústrias automobilísticas. Com a população e o número de carros aumentando cada vez mais, é preciso buscar alternativas que possam atender a todos e, ainda, garantir o desenvolvimento sustentável.
Pensando nisso, muitas empresas tem lançado carros híbridos e plataformas que buscam incentivar o uso de transporte público e as caronas. É o caso da Proterra, que está tentando colocar nos ônibus a mesma tecnologia que a Tesla tem colocado nos carros.
Os ônibus elétricos da empresa têm se destacado por sua eficiência e pelo pouco peso. Com uma tecnologia avançada e uma equipe voltada a inovações, a empresa bateu um recorde ao conseguir com que o meio de transporte andasse 430 km com apenas uma carga de energia, de 257 kWh.
A velocidade média foi de 30km e consumo médio de energia foi de 0,8 kWh/milha. Considerando que o veículo é grande e transporta muitas pessoas, a marca chama a atenção de toda a indústria.
De acordo com o General Transit Feed Specification (GTFS), nas rotas de ônibus urbanos e rurais presentes nos Estados Unidos é possível fazer mais viagens com apenas uma carga.
O ônibus da Proterra tem um diferencial importante, que é o motor desse avanço tecnológico: é o único veículo de transporte de massa construído do zero para ser um veículo elétrico – os demais são adaptados. O corpo aerodinâmico único, feito de fibra de carbono e materiais avançados, permite a redução do peso para garantir a máxima eficiência.
Modelo tem custo baixo
A empresa prevê um importante salto nos transportes coletivos, já que o modelo tem baixo custo operacional em relação ao diesel e ao GNV. Além disso, estima-se que o veículo tenha uma vida útil de 12 anos e que os custos de manutenção sejam praticamente nulos.
De todos os benefícios, um deles é o mais importante: o impacto ambiental. Segundo a empresa, as emissões devem reduzir drasticamente.