A pouco mais de um mês da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, o Brasil se aproxima de saber, objetivamente, se houve avanços na alfabetização de crianças desde a última edição da avaliação, em 2021. O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira (08/09),  lança luz sobre o tema, que urge, no que diz respeito de ações voltadas à recuperação da aprendizagem. O Saeb 2023 será o primeiro, desde a definição da nota de corte pensada, para apontar o percentual de alunos alfabetizados ao fim do 2º ano do ensino fundamental.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicou o parâmetro de 743 pontos, na escala da avaliação, após uma série de esforços conjuntos, por meio da pesquisa Alfabetiza Brasil. Na divulgação dos resultados do estudo, em maio, o Inep e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram as taxas de alfabetização aplicadas às edições de 2019 (60%) e 2021 (43%) do Saeb, já baseadas na nota de corte.

  • Em junho, o MEC lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o objetivo de subsidiar ações concretas nos M unic ípios e em todas as Unidades da Federação para a promoção da alfabetizaçã o.

“Além de saber se tivemos avanços, conseguiremos monitorar os efeitos das ações de recuperação de aprendizagem empreendidos desde 2021, quando estávamos saindo do cenário pandêmico, e, em algum nível, apesar de ser uma iniciativa recente, do compromisso nacional”, explica Clara Machado, coordenadora-geral do Saeb. Segundo ela, desde a divulgação dos resultados de 2021, “compreendeu-se que houve uma perda significativa de aprendizagem, especialmente, na alfabetização”, o que, “ligou o alerta” sobre o assunto. “O meu entendimento é que o compromisso nacional vem para validar, apoiar e referendar os esforços das secretarias de educação de maneira articulada, para que possamos superar as perdas e avançar”, complementou Clara.

  • O Inep aplicará o Saeb entre 23 de outubro e 10 de novembro.

Alfabetiza Brasil – Durante os meses de abril e maio, Inep e MEC consultaram professoras alfabetizadoras e outros especialistas, com o objetivo de chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar o perfil de aprendizagem da leitura e da escrita esperados ao fim do 2º ano do ensino fundamental. A partir dos resultados da pesquisa, esse perfil foi interpretado considerando a escala de proficiência do Saeb.

Os métodos e resultados da pesquisa também foram apresentados, recentemente, na XII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), na qual especialistas, pesquisadores, gestores, professores e estudiosos discutiram os cenários recentes e iminentes no que diz respeito ao tema. O evento, que é realizado bienalmente, ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo (SP).

  • O relatório completo da Alfabetiza Brasil será publicado, em breve, pelo Inep, que disponibilizará, também, as taxas de alfabetização (2019 e 2021) para os diferentes estratos da amostra do Saeb.

Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.

Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

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Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

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