Nesta sexta-feira, 14 de julho, foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 34, de 12 de julho de 2023, que institui a Medalha Nilo Peçanha, patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil (Lei nº 12.417/2011). A premiação ocorrerá anualmente com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas e entidades governamentais ou não governamentais que tenham atuado na defesa e na promoção da educação profissional e tecnológica. 

Os agraciados receberão diploma e medalha mediante atuação de Comitê, que realizará a concessão e a execução do regulamento aprovado pela Portaria. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, ressalta a importância do prêmio como mais uma ação de fortalecimento e valorização dessa modalidade educacional.  

A história das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets). Em 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.892, criando 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Hoje, são 680 unidades que compõem a Rede Federal.  

Prêmio – A medalha Nilo Peçanha teve uma única edição, em 2010, quando o Comitê instituído, à época, selecionou 100 homenageados para receberam a premiação.  

 

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica 

Fonte: Governo Federal

Foto: Divulgação / MEC

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN