O Ministério da Igualdade Racial divulgou os resultados do Diagnóstico Participativo do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O diagnóstico realizado pela Secretaria Nacional de Gestão do Sistema de Promoção da Igualdade Racial, revela quantos estados e municípios possuem órgãos de promoção de ações de igualdade, qual a estrutura e outras informações que serão utilizadas para aprimorar o próprio sistema.

Acesse o estudo completo aqui.

O evento contou com a presença de Secretária-Executiva, Roberta Eugênio; da Secretária do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial,  Iêda Leal;  da Diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo; da Diretora Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, Tatiana Dias; e do Ouvidor Fábio Moassab Bruni, além da equipe do Ministério.

“O Sinapir é a espinha dorsal enquanto fomento das políticas de promoção da igualdade Racial nas cidades e estados brasileiros”, destacou a secretária executiva do MIR, Roberta Eugênio, na fala de abertura do lançamento do divulgação do diagnóstico.

Durante o lançamento, o resultado foi apresentado pela Diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, Tatiana Dias, que detalhou os resultados do estudo. Mais de 85% dos municípios que estão no Sinapir responderam ao Diagnóstico e, entre os Estados, todos responderam.

Os dados do monitoramento apontam que quase 76% dos órgãos de promoção da igualdade tratam exclusivamente da pauta racial, o que é algo positivo, mas indica que os municípios ainda precisam priorizar pautas que atravessam questões étnico-raciais. Dos municípios que indicaram ter Conselho de Igualdade Racial, 97% fizeram ao menos uma reunião nos últimos 12 meses, indicando a atividade do órgão.

A secretária de gestão do Sinapir, Iêda Leal, destacou a importância de  entender como estão as políticas de Promoção de Igualdade Racial nos municípios do país que fazem parte do Sinapir. “Estamos levantando os dados através de um trabalho espetacular, os dados são essenciais para aplicarmos as ações afirmativas que o Brasil precisa. O sistema também é gestado a partir desses dados”, destacou.

Segudo o diagnóstico, 94,8% dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial tem gestores negros e 73,3% desses gestores têm nível superior. Vale destacar que 25,8% são de comunidades de matriz africana ou de terreiro e 23% são quilombolas.

A Diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo, enfatizou que o panorama nacional tem o intuito de fortalecer o Sinapir. “Sabemos onde devemos trabalhar para alavancar as políticas de Igualdade Racial. A relevância desta pauta está principalmente na reconexão com os municípios, que passaram por um momento de estagnação. Trabalharemos também no fortalecimento para a adesão ao Sinapir, pois se queremos combater o racismo, precisamos materializar essa instância”, explicou.

Por: Agência Gov 

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN