Livro: Breviário dos Políticos

Autor: Cardeal Mazarin

Editora: Editora 34

 

O Cardeal Mazarin foi arcebispo de Paris e primeiro ministro da França entre 1642 até 1661, quando morreu. Sucedeu o cardeal Richelieu, um dos estadistas mais brilhantes do século XVII e coube a Mazarin, por ele escolhido, levar adiante seu projeto de modernização do estado francês e a transformação da França em principal potência europeia.

Mazarin, nomeado primeiro-ministro pela regente da FrançaAna de Áustria, mãe e regente do futuro rei Luiz XIV, promoveu a restauração do absolutismo, a subjugação da nobreza francesa, além de concretizar o declínio do poder dos Habsburgos na Europa, que governavam a Espanha, a Áustria e a Holanda. Criou a Imprensa Real e iniciou a construção de um Jardim Botânico.

Considerado um político hábil e extremamente inteligente, o cardeal Mazarin, que morreu em 9 de março de 1661, em Vincennes, nos arredores de Paris, deixou um verdadeiro manual de sobrevivência política em tempos difíceis: o Breviário dos Políticos.

O Breviário é uma coleção de conselhos úteis para quem está na política ou ocupa cargos importantes nas empresas e na sociedade. Na verdade, é um livro para todos os que almejam alcançar algum tipo de sucesso na vida e não apenas na política. Mazarin reinou por quase vinte anos numa corte altamente efervescente, cheia de intrigas, mentiras e traições. Vale a pena conhecer seus comentários a respeito de como sobreviver em ambientes hostis.

Mazarin aponta nesta obra várias atitudes que um homem público deve adotar. A principal delas: conheça-te a ti mesmo. A segunda: E conheça os outros. Ele traz 62 abordagens importantes para a sobrevivência entre os poderosos tais como ódios e rancores, segredos, conselhos, ofensas, auxílios, críticas, favores, etc.

Leia-o e instrua-se. Vale a pena, em especial para os que aspiram o ingresso no mundo político. Pode ser de grande serventia.

Clique aqui para ler o livro em PDF.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN