Filme: O Destino de Uma Nação

Diretor: Joe Wright

Ator: Gary Oldman, Kristin Scott ThomasBen Mendelsohn

Netflix

 

O Destino de Uma Nação é uma lição de política maior que revela a face de um verdadeiro estadista. Não por acaso, Winston Churchill é um dos ícones da política mundial no século 20. Trata-se do homem que, mesmo antes da ascensão de Adolf Hitler, já o combatia, porque via nele, nos seus gestos, em seus discursos, na teatralidade de seus trejeitos mefistotélicos o arremedo do mal, a encarnação da maldade em maior grau.

O filme retrata o momento em que o político Winston Churchill está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Enquanto isso, ele costura um tratado de paz com a Alemanha nazista que pode significar o fim de anos de conflito. Apesar de ser um filme biográfico, ele segue sempre em frente em uma tensão de contagem regressiva. Diálogos eloquentes evitam que conversas políticas e estratégicas sejam enfadonhas, enquanto seu protagonista se revela além das polêmicas, naturalmente romantizado pela ficção, mas extremamente humano.

Segundo Natália Bridi, no site Omelete, o filme não se limita por suas ambições e nem tem medo de entreter. “Consciente, não se contenta em usar a atuação de Oldman como base, trabalha para engrandecê-la a cada cena por uma soma de habilidades – atuação, direção, roteiro – cujo produto não é apenas um retrato único de Churchill, mas de um momento-chave da história.”

Vale a pensa ver. Churchill é interpretado pelo excelente Gary Oldman e dirigido por Joe Wright, com roteiro de Anthony McCarten (roteirista também do magnífico Dois Papas).

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN