Filme: Seaspiracy – Mar Vermelho

Diretor: Ali Tabrizi

Ano: 2021

Onde: Netflix

 

Ver o documentário “Seaspiracy – Mar Vermelho” é revoltante e chega a ser repugnante quando tomamos pé da realidade sobre aquilo que nós, humanos, fazemos para ganhar dinheiro, obter lucros e lançarmos a culpa na sobrevivência da espécie. A pergunta fundamental é: para a sobrevivência da espécie humana temos o direito de depredar o planeta, desmatar nossas florestas, poluir nossos rios e mananciais e envenenar os oceanos?

Como bem acentua Camilla Freitas, no site Ecoa, este documentário é um convite para repensarmos nossos hábitos alimentares. O filme mostra como uma simples escolha sobre o que comer pode afetar não só o meio ambiente, mas também questões de combate à violação de direitos humanos. O documentário é claro: nossas escolhas alimentares são, sobretudo, políticas. Cabe a nós, então, decidirmos como e o que queremos financiar ao escolher uma receita para o jantar.

Ela reforça que imagens de baleias mortas e encalhadas na praia chocam sempre que aparecem na mídia ou nas redes sociais. É mais chocante ainda quando se descobre que, em seus estômagos, há cerca de 100 kg de plástico. Estaria o nosso consumo de garrafas pet, canudos e sacolas plásticas literalmente destruindo a vida nos oceanos? É o que questiona o filme.

Apaixonado pela vida marinha desde criança, o cineasta britânico Ali Tabrizi retirava plásticos das praias e fazia doações para ONGs comprometidas em ajudar na limpeza dos oceanos. Acreditando que o plástico que consumimos é o grande vilão na poluição dos mares, ele decidiu fazer um filme

Tabrizi entrevista pesquisadores e biólogos marinhos que explicam a importância dos animais marinhos para a manutenção do oceano e como ele é fundamental para a vida em terra firme. É em meio a toda essa busca por respostas que ele conclui que que as redes de pesca comercial são as grandes vilãs dos mares. Ali descobre que cerca de 50% de todo plástico no oceano vêm de redes de pesca abandonadas no mar. São elas que, quando arrastadas em grandes extensões pelos navios, acabam por pescar outros animais “acidentalmente” como tartarugas marinhas, tubarões e focas.

Vale a ver este documentário e refletir sobre ele e rever nosso estilo de vida, desde o que comemos em nossa casa, e como gastamos nosso dinheiro para garantir nossa sobrevivência.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN