Lelé Arantes
O amarantino Vanderly Gomes Miranda, aos 48 anos, conquista nas urnas o direito de administrar a cidade em que nasceu. Empreendedor, iniciou-se no comércio ainda jovem, após ganhar uma bezerra de seu pai. Tornou-se um comerciante respeitado e pecuarista habilidoso no comércio do gado, segundo expõe sobre si mesmo no seu site campanha. Dono de máquinas de todos os tipos, ele passou a abrir estradas e construir açudes, auxiliando os pecuaristas da região.
Nascido em 19 de julho de 1972, Vanderly mostrou que suas habilidades empresariais poderiam ser aproveitadas para fazer política de um modo diferente. Filiou-se ao Patriota e buscou parceria partidária para organizar a chapa “Renova Amarante” integrada pelo PC do B, PT e PDT. Não teve medo de acolher três partidos esquerda para caminharem juntos, colocando como sua vice-prefeita a agricultora Cleiva Sousa Silva, do PC do B. A coligação executiva foi importante para a formação de uma bancada de sete vereadores , sendo dois do Patriota: Edivaldo Viana de Araújo e Pablo Araújo Miranda; quatro do PDT, Raniel Gonçalves, Sebastião das Alvoradas, Bráulio Batalha e Aersyane Marinho Gomes, e um do PC do B, Yuri Anceles.
Distante 689 quilômetros de São Luís, Amarante está na área de influência de Imperatriz. Em seu plano de governo, o prefeito Vanderly estabelece que uma de suas metas é transformar o município em um “importante centro político e cultural no cenário regional”. Ele pretende contactar universidades como a UEMA, UFMA e IFMA para firmar parcerias que possam promover expansão do ensino universitário e profissionalizante para garantir o acesso dos jovens aos postos de trabalho.
A cidade está localizada dentro do 6º maior município do estado, com 7.438,217 quilômetros quadrados. Seu IDH é um dos mais baixos do Brasil, ocupando a 5.128ª posição no ranking nacional. Seu PIB per capita é muito baixo, apenas R$ 6.666,52 (1.255,46 dólares, cotação de 19/11/2020). Pelos dados do IBGE, mais de 51% da população tem renda nominal abaixo de um salário mínimo, enquanto o salário médio de quem está formalmente empregado gira em torno de R$ 1.772,00.
Com uma votação de 10.091 votos, equivalentes a 51,02%, o prefeito Vanderly tem como missão oferecer à população de 41.729 habitantes (segundo projeção do IBGE) esperança de melhorias com investimentos em infraestrutura, educação e, sobretudo, em emprego e renda.