Livro: O Marxismo Ocidental – Como Nasceu, Como Morreu e Como Pode Renascer

Autor: Domenico Losurdo

Editora: Boitempo

O Marxismo Ocidental – Como Nasceu, Como Morreu e Como Pode Renascer não é um livro doutrinário, ao contrário, é uma obra que joga luz sobre os fracassos do marxismo no mundo ocidental, é um balanço histórico que faz profunda reflexão sobre as vitórias e derrotas do comunismo e do socialismo no continente europeu.

É um livro para ser lido pelos chamados “esquerdistas” para que conheçam os fracassos do comunismo/socialismo ocidental e dos “direitistas” para conhecer os pontos fracos e fortes da doutrina que eles rechaçam muitas vezes sem o conhecimento teórico necessário para obter credibilidade.

A começar pelo autor. Domenico Losurdo foi um pensador italiano de formação marxista respeitado até pelos adversários, com enorme contribuição nos setores da História, Filosofia e política na Europa, extrapolando as fronteiras da Itália e ganhando leitores em todo o continente. Sua lucidez, aliada ao conhecimento teórico, fez dele uma autoridade política e um escritor de sucesso.

Neste livro, ele analisa o nascimento do marxismo ocidental, sua morte e seu possível renascimento. Losurdo chega à conclusão de que o renascimento do marxismo está ligado às novas lutas e será necessário dar um passo à frente na sua ação programática para superar a velha luta de classes ancorada na separação entre as lutas anticapitalistas e anti-imperialistas. Ele defende a incorporação, em escala internacional, de todas as lutas de nosso tempo, como uma trincheira incansável e sistemática oferecendo retaguarda para as lutas contra todas as políticas que enaltecem os preconceitos e discriminações étnicas, raciais, sexuais e sociais.

O renascimento do marxismo ocidental, que desempenhou papéis importantes e fundamentais tanto no combate ao nazifascismo como na recuperação política e econômica na Europa, passa pela adoção crítica à defesa das conquistas sociais das sociedades ocidentais. Para ele, o marxismo ocidental perdeu nas últimas décadas o vínculo com a revolução anticolonialista e sofreu, por causa disso, um colapso que pode ser reavivado.

E como diz a resenha do jornal italiano Corrieri della Sera: “Há sempre algo para aprender dos livros de Domenico Losurdo”. O Marxismo Ocidental – Como Nasceu, Como Morreu e Como Pode Renascer foi publicado pela Editora Boitempo com tradução de Ana Maria Chiarini e Diego Silveira Coelho Ferreira. Tem 213 páginas.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN