Título: A Soma de Todos os Medos 

Diretor: Phil Alden Robinson

Atores: Ben Affleck, Morgan Freeman, Bridget Moynahan, Liev Schreiber, Michael Byrne James Cromwell e Tom Clancy.

Local: Netflix

 

A Soma de Todos os Medos poderia ser mais um filme de suspense de Holywood, recheado de atores famosos como Morgan Freeman e Ben Affleck. Trata-se de um filme de espionagem explorando a velha rivalidade entre os governos dos Estados Unidos e agora a Rússia, não mais a União Soviética.

Estreado em 2002, a Netflix o lançou agora em 2022, apostando na força dos atores e nos efeitos de suas ações e suspense, com uma história intrigante cujo ápice seria o assassinato do presidente dos Estados Unidos, vivido na tela por James Cromwell, no dia do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, no estádio de Baltimore.

A ação começa com um árabe encontrando uma velha bomba nuclear israelense, fabricada nos Estados Unidos. Um grupo de neonazistas europeus compra essa bomba e pretende usá-la para provocar uma guerra entre Estados Unidos e Rússia, dando início à 3ª Guerra Mundial. E tudo poderia ter dado certo não fosse o heroísmo do agente da CIA Jack Ryan, estrelado por  Ben Affleck.

Peripécias e ações à parte, o filme é intrigante por dois motivos: foi lançado em 2002, portanto, há vinte anos e, segundo, porque o diretor Phil Alden Robinson e os roteiristas Paul AttanasioDaniel Pyne apostaram na teoria da conspiração, revelando uma teia neonazista europeia que revê os erros de Hitler e permite vislumbrar o descontentamento da extrema-direita e sua busca para voltar ao protagonismo da história, o que vem acontecer no limiar do ano de 2020.

Ela realmente reaparece, mas não por meio de ataques a bombas e guerras, mas pela internet, minando um dos campos mais sensíveis do terceiro milênio: as redes sociais. De toda forma, é um filme leve e cheio de ação e conta com a beleza da atriz Bridget Moynahan, praticamente a única mulher que aparece no filme, com certo protagonismo, com a juventude de Bem Affleck e o carisma de Morgam Freeman.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN