Título: O Naufrágio das Civilizações

Autor: Amin Maalouf

Editora: Vestígio

Número de páginas: 253

 

Provavelmente, O Naufrágio das Civilizações é o melhor livro do ano sobre política, história e sociologia. Amin Maalouf é uma novidade para os leitores brasileiros, mas não para os leitores europeus e asiáticos. Um de seus livros mais conhecidos por aqui é Samarcande, porém ele tem várias obras importantes e destaque, com tradução para mais de 50 idiomas.

Em O Naufrágio das Civilizações, o autor nos leva a um passeio histórico e político pelo Oriente Médio e as políticas equivocadas do mundo ocidental. Em sua análise cirúrgica das situações dos países árabes, ele mostra como um erro de visão de Winston Churchill provocou uma tragédia sem precedentes na história dos povos árabes. E de como o surgimento do coronel Nasser, no Egito, e a Guerra dos Seis Dias, mudou completamente os olhares do mundo sobre os povos do Oriente Médio.

Ele nos revela detalhes da grande tragédia libanesa, de um país que chegou a ser visto como a “Suíça do Oriente” e hoje mal consegue se autogovernar. Fosse o autor um escritor incendiário, poder-se-ia dizer que este livro é uma denúncia de como os erros governamentais do Ocidente, de como os preconceitos e indiferença influenciaram o modus vivendi dos países orientais, desde a divisão da Índia e Paquistão, e depois o Bangladesh, até a Guerra dos Seis Dias, a ocupação do Afeganistão pela URSS e os Estados Unidos, a partilha da Arábia, ascensão do khomeinismo no Irã, a invasão do Iraque, o massacre de Sabra e Chatila, o fortalecimento da Organização pela Liberdade da Palestina – OLP e o alastramento do terrorismo, passando por Osama bi Laden e o embate milenar entre Israel e os palestinos…

É preciso ler O Naufrágio das Civilizações para compreender o mundo no qual estamos hoje inseridos. Sem essa leitura, quem quer ser político e governar estará defasado perante o mundo. É necessário compreender o mundo que vivemos para que possamos nele fazer a diferença. Leiam Amin Maalouf. É um escritor de fácil, compreensão e de fala franca e direta. Vale a pena.

O Naufrágio das Civilizações, como o autor se propõe, é um olhar diferente sobre o nosso tempo para entender três feridas do mundo moderno: os conflitos identitários, o islamismo radical e o ultraliberalismo.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN