Livro: História da Riqueza do Homem

Autor: Leo Huberman

Editora: LTC

História da Riqueza do Homem é um livro de 1936 que continua atualíssimo para quem estuda e quer compreender o mundo atual em que vivemos. É considerado um clássico dos estudos econômicos e propõe, de forma didática, a explicar a Economia por meio da História, entrelaçando as duas áreas do conhecimento humano para mostrar como a sociedade humana foi impulsionada pelo mundo capitalista e o modo de vida imposto às nações pela Revolução Industrial.

Jornalista e escritor Leo Huberman nasceu nos Estados Unidos, em 1903, e teve forte influência marxista nas suas pesquisas. Seu livro detalha os movimentos econômicos que abrangem o período do Feudalismo ao século XXI, cobrindo a Idade Média até o surgimento das políticas autoritárias do nazifascismo. O livro contém dois capítulos assinados pela historiadora Marcia Guerra sobre a nova era iniciada pela Segunda Guerra Mundial.

O autor descreve de maneira minuciosa a vida dos camponeses e dos primeiros operários produzidos pela Revolução Industrial e suas péssimas condições de trabalho, com salários baixíssimos e ambientes, tanto industrial como habitacional, extremamente insalubres e perigosos, com os trabalhadores pobres e miseráveis habitando porões sujos, fétidos e dividindo espaços com lixo e ratazanas em cidades como Londres.

A obra permeia as conquistas sociais e trabalhistas, e denuncia de forma veemente a exploração do trabalho infantil e a falta de segurança que mutilava crianças, jovens, adultos e mulheres. Muitos dos mutilados eram pessoas que, extenuadas pelo cansaço e pela fome, não suportavam a jornada abusiva de trabalho que muitas vezes chegava a 14 horas dentro de fábricas escuras, mau cheirosas e sem ventilação.

História da Riqueza do Homem é um grito contra a tirania econômica e o abuso dos primeiros capitalistas, respaldados por governantes corruptos que faziam a vista grossa à desumanidade do sistema, combatendo ferozmente as primeiras greves e protestos contra as más condições de trabalho.

Vale a pena ler Huberman para que a nossa sociedade possa avaliar o foi a Revolução Industrial e como os operários, homens, mulheres e crianças, eram transformados em “exércitos” de desvalidos; é um retrato de uma época em que não havia regulamentação do trabalho nem proteção social, em que um trabalhador poderia trabalhar 30 anos numa fábrica e ser demitido do dia para com uma mão na frente e outra atrás, sem um centavo de direito trabalhista e sequer aposentadoria.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN