Filme: Aos Nossos Filhos

Diretora: Maria de Medeiros

Elenco: Marieta Severo, Laura Castro, José de Abreu. Marta Nóbrega e Claudio Lins

 

O filme Aos Nossos Filhos, protagonizado por Marieta Severo e dirigido por Maria de Medeiros é um longa-metragem lançado na França no início de 2022 e gira em torno do relacionamento de Vera, personagem de Marieta, com sua filha Tânia, vivida por Laura de Castro. Na trama, Vera, uma mulher progressista durante a vida toda, precisa lidar com suas próprias contradições diante da escolha da filha, que deseja ser mãe de uma criança gestada no ventre de sua companheira. No diálogo entre as duas, Vera se vê confrontada com o seu passado, em suas convicções e em suas escolhas como mãe. A história é vista como uma radiografia dos meses anteriores à última eleição presidencial no Brasil.

A direção é da atriz portuguesa Maria de Medeiros, atriz consagrada na Europa e conhecida no Brasil por filmes como Henry & June, de 1990, e Pulp Fiction, de 1994, bem como pela recente atuação na série Verdades Secretas – 2 como Blanche Labelle. Ela assina o roteiro ao lado de Laura de Castro. O elenco conta ainda com José de Abreu, Marta Nóbrega, Cláudio Lins, Antonio Pitanga e Ricardo Pereira, entre outros. Aos Nossos Filhos, já exibido em festivais na Europa, deve ter sua estreia no Brasil agora em julho.

A história se desenrola com “Eva e Eva no paraíso sonham em ter uma criança, enquanto um menino soropositivo lê Moby Dick no fundo de uma piscina vazia”: Eva é Tânia, uma mulher jovem que se prepara para um concurso para ser juíza. E a outra Eva é Vanessa, executiva em uma grande agência de publicidade. Vera, a mãe de Tânia, coordena, entre trancos e barrancos, uma ONG que cuida de crianças soropositivas. Sempre foi uma mulher corajosa e batalhadora, ardente defensora das liberdades. Mas que sua filha deseje ser mãe através da barriga de sua companheira, é algo que ela não consegue admitir. Uma situação tão impensável desperta nela uma avalanche de questões. E memórias dolorosas do seu passado de resistente começam a surgir. Apesar de suas profundas divergências, essas duas mulheres, mãe e filha, nascidas em uma classe média abastada, acreditam ainda nas virtudes do diálogo e nas conquistas da democracia, enquanto um cerco militarizado está se fechando em torno delas.

É um filme para sacudir a poeira do Brasil em pleno início de campanha eleitoral. Valerá a pena ser visto. Veja o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=YkX0d_L-vBk -nossos-filhos.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN