Filme: Hitler – Uma Carreira

Diretor: Christian Herrendoerfer

Roteiro: Joachim Fest

Narração: Gert Westphal

Duração: 190 minutos

Local: Netflix

 

Não é novo, é de 1977. E quatro décadas e meia depois, a Netflix coloca em exibição o documentário “Hitler – Uma carreira”, sob direção de Christian Herrendoerfer, que ganhou fama por tal produção, e de Joachim Fest, o maior biógrafo de Adolf Hitler. Apesar de seus 45 anos, o documentário está entre os mais vistos da Netflix nos últimos meses.

Historiador mundialmente conhecido, Fest abre o documentário afirmando que o Adolf Hitler foi um homem medíocre e mal, e questionando como uma nação como a Alemanha deixou ascender ao governo um político tão insignificante como ele, aquém da capacidade intelectual e moral do povo alemão.

Como acentua Gabrielle Andrade Mota, da Universidade Federal da Paraíba, em sua resenha sobre o documentário: “o filme se caracteriza pela presença integral de filmagens reais do momento histórico vivido, abordando os meticulosos movimentos de Hitler e seus companheiros de partido no processo de edificação do nazismo.”

A direção manteve como temática central da produção cinematográfica o foco na ascensão ao poder de Adolf Hitler, que se torna chanceler da Alemanha em janeiro de 1933. O filme mostra que a Alemanha se encontrava em situação de profundo desemprego atrelado à desesperança da população que, havia 15 anos vinha sentindo os efeitos arrasadores dos impactos da Primeira Guerra Mundial.

Aproveitando a situação de fragilidade coletiva, Hitler inicia sua articulação política e ideológica, estabelecendo um importante mecanismo de autopromoção que vigora até a contemporaneidade: a propaganda de massa. Prometendo vingança, nacionalismo e prosperidade da nação, Hitler consegue chegar ao poder e, em pouco tempo, alcança elevada popularidade em toda a extensão do país, por meio de sua estranha capacidade de explorar a fraqueza dos outros e de sua habilidade de atrair multidões.

É um bom documentário para quem deseja estudar e entender como Hitler se apoderou do aparelho estatal alemão e conduziu seu povo e o mundo para o maior desastre bélico da história da humanidade, deixando no seu rastro cerca de 52 milhões de mortos, milhões de mutilados de guerra, milhões de órfãos e o mundo inteiro entregue à fome, à miséria e à incerteza.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN