Filme: Privacidade Hackeada

Diretora: Karim Amer / Jehane Noujaim

Elenco: Brittany Kaiser, Carole Cadwalladr, David Carroll, Julian Wheatland

 

Se você não viu, deve ver.

Privacidade Hackeada é um documentário dirigido por que mostra em detalhes o escândalo das empresas de consultoria Cambridge Analytica e Facebook acusadas de hackearem informações pessoais de 240 milhões de pessoas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016. Esse escândalo levantou a discussão mundial em torno da ação das grandes empresas como Google, Facebook, Instagram etc, gigantes das redes sociais, que coletam e vendem, sem autorização, as informações digitais das pessoas.

O documentário veio à tona pela primeira vez durante o Festival de Cinema de Sundance e foi divulgado no início da campanha presidencial dos Estados Unidos de 2020. O documentário fornece uma noção sobre o novo mundo em que vivemos ao abordar o escândalo sob o ponto de vista de várias personagens, como Brittany Kaiser, ex-diretora de desenvolvimento de negócios da Cambridge Analytica, responsável por delatar tudo o que estava sendo feito pela empresa.

O documentário abre uma avenida na cabeça de quem o assiste ao chamar sua atenção para coisas como: “quem já viu uma propaganda que te convenceu que o seu microfone está ouvindo suas conversas? Todas as suas interações, as transações do cartão, pesquisas da web, localizações, curtidas, tudo isso é coletado em tempo real numa indústria trilionária”, apontando que essa é a razão por que Google e Facebook são as empresas mais poderosas do mundo, o que se deve aos dados terem superado o valor do petróleo. Ou seja, os dados são o bem mais valioso da terra.

Além de Brittanny Kaiser — que, antes de ingressar na Cambridge Analytica, trabalhou na campanha presidencial de Barack Obama — o documentário tem a forte participação de David Carroll, professor associado da Parsons School of Design, de Nova York, que se empenha em descobrir quais dados Cambridge Analytica reuniu sobre ele, cuja visão colocada à tona no filme.

A jornalista investigativa do The Guardian, Carole Cadwalladr, também está no filme e expõe como foram as descobertas em torno do escândalo. Outra pessoa importante no documentário é Julian Wheatland, ex-diretor de operações da Cambridge Analytica.

A direção é da estadunidense Jehane Noujaim e do egípcio Karim Amer, que fez o roteiro em parceria com o brasileiro Pedro Kos. As premiadas produtoras de cinema, Geralyn Dreyfous e Judy Korin, também tiveram participação importante para levar ao mundo este escândalo.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN