Série: A Sabedoria do Tempo

Protagonista: Papa Francisco

Direção: Elias e Simona Ercolani

Episódios: 4 na Netflix

Independentemente de sua religião, vale a pena ver a série de documentários “Stories of a Generation – con Papa Francesco”, que no Brasil recebeu o título de A sabedoria do Tempo, com Papa Francisco. São vídeos de 44 a 49 minutos que mostram entrevistas de pessoas com mais de 70 anos concedidas a jovens cineastas de várias partes do mundo entremeadas com comentários, às vezes irreverentes, do papa Francisco.

O primeiro episódio trata do Amor e entrelaça cinco histórias, com destaque para duas que tem viés político importante para entender os nossos dias e o passado recente: uma que se passa na Argentina e a outra Itália.

A história argentina mostra a trajetória da presidente das Avós de Praça de Maio que durante 36 anos procurou o neto que foi tirado de sua filha, de 23 anos, brutalmente assassinada na prisão pelos torturadores da ditadura civil-militar que grassou no país entre 1966 e 1973. Foram mais de 30 mil sequestros de civis e mais de 8 mil mortos reconhecidos pelos militares.

A segunda história com conteúdo político traz o encontro de centenas de refugiados africanos próximo à ilha de Lampedusa, na Itália. Eram sobreviventes de ma embarcação que havia naufragado. O sorveteiro Vito, dono de um pequeno barco de recreação que saíra para pescar, conseguiu resgatar 47 refugiados, entre eles várias crianças que a partir de então travaram com ele uma belíssima relação de pai e filhos.

Outros três episódios relatam parte da vida do cineasta Martin Scorsese e sua relação com a esposa Helen Morris. O vídeo foi feito por sua filha caçula, Francesca. Vale a pena ver a dedicação do grande astro do cinema mundial à sua mulher, Helen, debilitada por uma doença. O quarto episódio retrata a vida de um casal de uruguaios que aprendeu a dançar tango após os 60 anos de idade. O quinto nos presenteia com a determinação e o trabalho da primatologista britânica Jane Goodaal e sua relação com os chimpanzés na África.

Os outros episódios tratam do Sonho, da Luta e do Trabalho. A direção é dos cineastas italianos Elias e Simona Ercolani.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN