Filme: O Tigre Branco

Diretor: Ramin Bahrani

Elenco:  Adarsh GouravPriyanka Chopra JonasRajkummar Rao

Netflix

 

Júlia Sabbaga escreve com exatidão no site omelete.com.br que O Tigre Branco é um conto de fadas cruel e real, afirmando que “certamente não é um filme sutil. É prolongadamente desconfortável e se desenvolve para um encerramento catártico, sombrio, e por mais fantástico, real.”

O filme mostra com uma crueza quase inominável o sistema político da Índia, sua miserabilidade ofuscante e o ininteligível sistema de castas que faz com que pessoas, como você e eu, tenham uma vida que beira ao animalesco. Neste ambiente, construída como uma história profundamente indiana, o filme, como bem salienta Sabbaga, “arremata quando sugere a universalidade de sua representação, e ainda finaliza com uma conclusão simbólica e admirável.”

O filme começa com Balram, um rico dono de uma frota de taxi, narrando sua história que ele sonha mostrar a um representante do governo chinês em visita à Índia, onde se propõe a contar como é a política em seu país e como ele, Balram, fez para ficar rico, vindo de uma casta inferior e quase desprezível perante as demais castas.

Qualquer pedaço do filme que separarmos para comentar soará como spoiler e não retratará, de forma alguma, o desfecho da história. Ver o filme, meditar sobre ele, conhecer sua mensagem são fatores primordiais para vislumbrarmos uma fresta da realidade indiana e que, com certeza, representa também a realidade da maioria dos países em desenvolvimento.

Clique aqui para assistir o filme.

FEN

Autor FEN

A Fundação Ecológica Nacional – FEN é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia... Saiba Mais

Mais posts de FEN